Não vai há muito tempo que Joaquin Manzano, de Arévalo, regressado de Guisando, nos dava nota do seu entusiasmo pelo touro como objecto da sua escultura.
Daí saiu a ideia de eleger o touro como tema para esta 2.ª exposição colectiva transfronteiriça, a seguir às “Pontes Luso-Galaicas”, que se inaugurara em Julho.
Nesta altura, em que se festejam as quedas dos muros entre as nações, também nós damos o nosso contributo à remoção dos muros que nos separam dos nossos vizinhos, abrindo as paredes das nossas salas às obras dos talentos que aqui quiseram vir das várias latitudes das Espanhas, juntar-se aos autores portugueses que, do Minho ao Alentejo, também quiseram incluir-se nesta iniciativa.
O “touro” é um bom tema para congregar os artistas plásticos da Península Ibérica. Porque dos Pirenéus para cá, desde tempos imemoriais, foi alvo e instrumento de devoção, companheiro permanente do homem, nas suas angústias, nas suas necessidades e nos seus momentos lúdicos. E é presença constante na literatura e nas obras de arte dos dois países.
A Galeria Vieira Portuense orgulha-se de ter junto no seu espaço mais de meia centena de artistas, grandes no seu talento e na simpatia com que aceitaram expor, sem vaidades, as suas obras, independentemente do maior ou menor renome que lhes é tributado. É esta grandeza de alma que dá vida aos grandes empreendimentos, pelo que apostamos em novas iniciativas que voltem a juntar estas pessoas unidas pelo génio da sua arte, que as fronteiras políticas já não dividem.
GALERIA VIEIRA PORTUENSE
Largo dos Lóios,50, 4050-338 Porto
(351)222005156 * info@galeriavieiraportuense.com
http://www.galeriavieiraportuense.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário